sábado, 21 de abril de 2012

PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DA FLOR...

Fragmento de cerâmica com detalhe de Flor-de-Lótus

Escolhemos a imagem da flor que podem ver no topo de nossa página de entrada da plataforma digital como marca deste I Curso de Especialização em Estudos Clássicos realizado na modalidade de ensino a distância, pois ela nos pareceu revelar muito de nosso projeto, do que queremos ao propor este curso.
O azulejo pintado – em geral com figuras vermelhas e pretas, como é este caso – era frequentemente utilizado em regiões como a Lídia (atual Turquia meridional) e sul da Itália por falta de pedras nobres como elementos arquitetônicos decorativos. Assim, quase a querer suprir o que faltava em termos de preciosidade do material, a arte procurava superar-se em perícia e inventividade. Além disso, os azulejos, muitas vezes, procuravam aliar a uma função exclusivamente estética, alguma utilidade para a vida cotidiana: não era incomum que estes azulejos servissem como calhas para o dreno da água.
Assim, em sua simplicidade, a flor de lótus em relevo no fragmento do frágil azulejo parece querer recordar o motivo mais profundo deste projeto: aquele de fazer florecer os estudos clássicos em nosso País, com toda a humildade que um projeto deste fôlego nos inspira, mas utilizando-se orgulhosamente para isso não somente dos melhores professores e conteúdos a nossa disposição, mas também da arte didática mais atual e eficaz, aquela do ensino a distância.
Fragilidade e força de vontade, beleza e concretude, antigo e novo, são estas as tensões que movem a equipe de produção deste Curso. Assim nos inspirou a flor de lótus, e com esta palavras queremos simbolicamente doá-la como companheira de viagem para cada um de vocês, para que nos acompanhe ao longo destes próximos 18 meses.
Brasília, Abril de 2012

Gabriele CornelliCoordenador

Créditos da imagem:
Azulejo em argila, Sardi (Lídia), período arcáico (VI séc a.C.). Metropolitan Museum of Art, New York (Gallery 152). A imagem original pode ser acessada na bela página web do MET.

0 comentários:

My Blog List