quinta-feira, 19 de maio de 2011

Experiências filosóficas dos alunos do 2º Ano 02 do Ens. Médio de Florânia, Ano 2011 – Escola Estadual Teônia Amaral/RN.


A partir da projeção de um vídeo em sala de aula sobre “A vontade de Mudar” da Série “Ser ou não ser”, apresentada pela renomada filósofa Viviane Mosé, os alunos de Filosofia do 2º Ano 02 do Ensino Médio matutino da Escola Estadual Teônia Amaral da Cidade de Florânia construíram seus modos de ver a Filosofia, esta atividade do pensamento e do aprender a ver, de acordo com a experiência sentida por cada um. Os alunos associaram a Filosofia à uma experiência nova que, segundo eles, marcaram suas vidas. Experiências de vida que preferi chamar aqui de “Experiências filosóficas” por se tratar de uma introdução ou dos primeiros contatos com a Filosofia.

Uma grande experiência de vida foi quando eu fiz a Crisma... Veio um sentimento de felicidade, o maior sentimento, aquele que eu senti profundamente por estar fazendo o que eu queria, que tanto lutei para conseguir” - Jordana Martins Lira, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

É uma experiência de que o espanto nos leva a refletir quando a gente se dá conta da nossa ignorância diante do mundo” - Ângela Dayanne 16 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

A Filosofia é uma vida, é um amor de conhecimento, ter coragem de mudar e ter coragem de seguir em frente” - Maria das Graças da Silva, 22 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Uma experiência da minha vida com a Filosofia foi quando fui passar um tempo para estudar em Natal, capital do RN. Tudo para mim era novo, pois sempre tinha morado no interior, só ia à Natal nas férias, mas não tinha aquela convivência, como morando em Natal” - Maciel Nestor da Silva, 19 anos, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.


Minha experiência de vida foi quando eu fiz o IFRN, o antigo CEFET, fiz por curiosidade e por que as minhas amigas iam fazer... Não me interessei muito. Pra recuperar já era tarde, eu deveria ter estudado mais. Ainda não desisti, pretendo terminar os estudos, estudar bastante, e tentar de novo e conseguir, se Deus quiser” - Ana Paula da Silva, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Conheço um homem que tem 50 anos e muito especial, trabalhador e pai de família, o nome dele é... Me contou muitas histórias de sua vida, uma delas aconteceu quando ele era uma criança pequena. Ele tinha 6 meses de vida, a mãe dele deu-lhe para uma mulher que não tinha filhos e ela o criou até os 3 anos idade, depois ela engravidou e o entregou para a mãe biológica. Ele disse que quando chegou em casa e viu aquelas pessoas estranhas que, por sinal, eram seus irmãos, chorou por 3 dias e 3 noites, não comia e nem bebia nada, depois ele se acostumou com todos e voltou a comer...” - Isabella Gomes Souza, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Quando fui para Acari, fiquei admirado com certas coisas, por exemplo: o museu, o açude gargalheiras que nos finais de semana é lotado de pessoas que vão para beber e tomar banho, mas tem certo tempo que não pode tomar banho por causa da pescaria. A cidade é muito limpa e eu pensei se todas as pessoas fizessem a mesma coisa em todo o mundo a gente não sofreria as consequências...” - José Rodrigo Silva Araújo, 16 anos, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

O emprego é um sonho e para isso ele viveu uma aventura, uma Filosofia” - Raissa R. de Morais, 16 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

A Filosofia é vida, é amor, é conhecimento, é você ter coragem para mudar, como o Alexandre do episódio Ser ou não ser” - Jéssica Maria, 16 anos, 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

O que aconteceu comigo foi de ter presenciado o sofrimento de uma pessoa após um acidente, e ela estava inconsciente, à beira da morte, e isso pra mim me fez começar a pensar mais um pouco na morte, o que eu quero fazer antes que isso aconteça, criar metas, no que tenho vontade de fazer, o que me impossibilita, vontade de correr atrás, sabendo que o segundo passo vem depois do primeiro” - Mayara Toscano de Araújo, 17 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Um dos meus planejamentos de vida é passar no IFRN... Pois quando eu quero uma coisa eu tento, enfrento obstáculos, mas não desisto nunca” - Fabrícia Maria de Medeiros Silva, 16 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Minha experiência foi quando me crismei... Senti vontade de conhecer Jesus, sua vida, seus sofrimentos entre outros... Senti em mim uma grande tranquilidade” - Dayla Flávia Vieira Silva, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Minha mãe sempre teve aquele pensamento de que faria tudo para sustentar suas filhas e nunca desistiu, ela viu que se acreditasse que nunca iria desampará-las ela iria conseguir...” - Rafaela Kalianny Araújo Silva, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Por que eu ou o ser humano existem? Eu sou gêmea. A minha irmã, claro, é a minha cara, mas por quê? Como duas pessoas podem ser tão idênticas? Por que existe a morte? Sabemos de quase tudo, mas a morte não é uma dúvida, é um mistério que não tem como sabermos a resposta” - Laysla Giulyanne, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Tudo começou com a Filosofia quando eu comecei perguntando aos meus pais de onde se deu a origem do meu nome e comecei a perguntar quem sou eu? O que eu faço? Qual é o meu propósito?” - Walber Martins de Araújo, 16 anos, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Minha experiência de vida que tem mais a ver com a Filosofia foi a partir do momento que comecei a me envolver com a música. Me deu uma vontade de mudar minha pessoa, minha postura. Sem música, pra mim, a vida seria sem graça, sem expressão, porque a música é o jeito mais claro que eu achei pra expressar meus sentimentos” - João Gregório C. Júnior, 17 anos, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Uma experiência da minha vida foi que eu errei, consertei e hoje estou aqui vivendo numa vida maravilhosa, cheia de amor, felicidade e tudo o mais, não tenho do que reclamar” - Ariana Manoela da Silva, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Já estou estudando para o vestibular, pois se eu tenho esse objetivo na vida eu sei que vou ter que estudar muito, pois nada cai do céu e eu não vou ficar esperando, deixar o tempo passar por mim e não fazer nada, vou em busca dos meus sonhos” - Amanda Letícia, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Não fazia ideia como era uma cidade grande como Natal. Mas fiquei muito feliz em saber que iria morar com minha mãe, afinal iria fazer doze anos que eu não a via. No começo foi um pouco estranho, afinal eu não conhecia ninguém lá, nem na rua que iríamos morar, e muito menos na escola que eu ia estudar... Deu tudo certo, as meninas são bem hospitaleiras e me trataram muito bem, até mostraram a escola, os professores e todo o resto, eu estava maravilhada...” - Maria da Conceição, 16 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Comecei a entender que estudar e trabalhar é o único objetivo do homem, então eu comecei a trabalhar e aprendi muita coisa, aprendi a ter responsabilidade. Filosofia, pra mim, é uma coisa que mostra a realidade. É meio complicado, mas quem estudar Filosofia vai ver muita realidade” - Leodécio de Brito Farias, 17 anos, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Minha experiência de vida foi ter feito a crisma pra conhecer a vida de Jesus. Essa experiência serviu para conhecer o que Jesus passou para nos salvar” - Josieli Silva Alves, 16 anos, aluna do 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

Minha expectativa de vida é estudar para conseguir ser alguém na vida que é conseguir trabalho no futuro. Aprender a viver a vida aprendendo sempre” - José Eliedson, 17 anos, aluno do 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

Fui descobrindo respostas para minhas perguntas, e além disso, eu questionei mais ainda, questionei minha existência, questionei meu ser, questionei meu passado, meu presente e meu futuro e descobri que quanto mais eu me aproximava de Deus eu esclarecia minha vida, quanto mais eu me aproximava de Deus eu me sentia bem, me sentia sereno, livre e percebi que para toda pergunta, de uma maneira ou de outra, existia uma resposta” - Luiz Eduardo Oliveira do Nascimento, 14 anos, 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

O primeiro passo que eu vou dar é me escrever no exército brasileiro, pois lá a gente aprende a ser homem, a respeitar e ser respeitado, etc...” - João Paulo Francelino, 17 anos, aluno do 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

O amor também é Filosofia. No meu ponto de vista, o amor se alegra com o perdão e suporta todas as coisas. O amor tem em primeiro lugar as qualidades do sentimento maravilhoso que é a amizade. Amar é ceder” - Emerson Tiago da Silva Vitor, 18 anos, aluno do 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

Uma coisa que sempre me chamou muita atenção foi a amizade. Eu sempre tive meus amigos comigo. Sempre que eu quero conversar, eles estão ali para me ouvir. Talvez, eu goste tanto da amizade porque a Filosofia da verdadeira amizade é muito interessante...” - José Roberto Neto, 17 anos, aluno do 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

Movida por questões, entrei no grupo 'Shalom' da igreja católica. Será que eles realmente fazem o que dizem? No grupo me dei conta que era diferente do que eu pensava. As pessoas não eram como eu pensava. E o mais importante é que eu me aproximei mais de Deus” - Augleynne Kaynnara, 16 anos, aluna do 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

Uma das experiências que eu já tive que tem mais a ver com Filosofia foi quando eu resolvi me inscrever nos Escoteiros. Lá, a gente aprende a ser mais educado: faz mutirão para combater a dengue, a sobreviver no mato, a se importar mais com o lixo, a preservar a natureza, etc...” - Sillas Rauan de M. Araújo, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Qual o sentido da vida? Cada um tem o nosso papel no mundo. Já pensou um mundo que todas as pessoas são iguais? Não teríamos aquela vontade de curtir a vida já que era tudo igual” - Gerd Lima, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Matéria do Prof. Jackislandy Meira de Medeiros Silva
Licenciado em Filosofia, Bacharelado em Teologia e Especialista em Metafísica.

Um comentário:

Anônimo disse...

olhando as experiencias desses alunos eu entendo como é importante o valor da filosofia.

Fotos no Facebook

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Experiências filosóficas dos alunos do 2º Ano 02 do Ens. Médio de Florânia, Ano 2011 – Escola Estadual Teônia Amaral/RN.


A partir da projeção de um vídeo em sala de aula sobre “A vontade de Mudar” da Série “Ser ou não ser”, apresentada pela renomada filósofa Viviane Mosé, os alunos de Filosofia do 2º Ano 02 do Ensino Médio matutino da Escola Estadual Teônia Amaral da Cidade de Florânia construíram seus modos de ver a Filosofia, esta atividade do pensamento e do aprender a ver, de acordo com a experiência sentida por cada um. Os alunos associaram a Filosofia à uma experiência nova que, segundo eles, marcaram suas vidas. Experiências de vida que preferi chamar aqui de “Experiências filosóficas” por se tratar de uma introdução ou dos primeiros contatos com a Filosofia.

Uma grande experiência de vida foi quando eu fiz a Crisma... Veio um sentimento de felicidade, o maior sentimento, aquele que eu senti profundamente por estar fazendo o que eu queria, que tanto lutei para conseguir” - Jordana Martins Lira, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

É uma experiência de que o espanto nos leva a refletir quando a gente se dá conta da nossa ignorância diante do mundo” - Ângela Dayanne 16 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

A Filosofia é uma vida, é um amor de conhecimento, ter coragem de mudar e ter coragem de seguir em frente” - Maria das Graças da Silva, 22 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Uma experiência da minha vida com a Filosofia foi quando fui passar um tempo para estudar em Natal, capital do RN. Tudo para mim era novo, pois sempre tinha morado no interior, só ia à Natal nas férias, mas não tinha aquela convivência, como morando em Natal” - Maciel Nestor da Silva, 19 anos, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.


Minha experiência de vida foi quando eu fiz o IFRN, o antigo CEFET, fiz por curiosidade e por que as minhas amigas iam fazer... Não me interessei muito. Pra recuperar já era tarde, eu deveria ter estudado mais. Ainda não desisti, pretendo terminar os estudos, estudar bastante, e tentar de novo e conseguir, se Deus quiser” - Ana Paula da Silva, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Conheço um homem que tem 50 anos e muito especial, trabalhador e pai de família, o nome dele é... Me contou muitas histórias de sua vida, uma delas aconteceu quando ele era uma criança pequena. Ele tinha 6 meses de vida, a mãe dele deu-lhe para uma mulher que não tinha filhos e ela o criou até os 3 anos idade, depois ela engravidou e o entregou para a mãe biológica. Ele disse que quando chegou em casa e viu aquelas pessoas estranhas que, por sinal, eram seus irmãos, chorou por 3 dias e 3 noites, não comia e nem bebia nada, depois ele se acostumou com todos e voltou a comer...” - Isabella Gomes Souza, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Quando fui para Acari, fiquei admirado com certas coisas, por exemplo: o museu, o açude gargalheiras que nos finais de semana é lotado de pessoas que vão para beber e tomar banho, mas tem certo tempo que não pode tomar banho por causa da pescaria. A cidade é muito limpa e eu pensei se todas as pessoas fizessem a mesma coisa em todo o mundo a gente não sofreria as consequências...” - José Rodrigo Silva Araújo, 16 anos, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

O emprego é um sonho e para isso ele viveu uma aventura, uma Filosofia” - Raissa R. de Morais, 16 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

A Filosofia é vida, é amor, é conhecimento, é você ter coragem para mudar, como o Alexandre do episódio Ser ou não ser” - Jéssica Maria, 16 anos, 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

O que aconteceu comigo foi de ter presenciado o sofrimento de uma pessoa após um acidente, e ela estava inconsciente, à beira da morte, e isso pra mim me fez começar a pensar mais um pouco na morte, o que eu quero fazer antes que isso aconteça, criar metas, no que tenho vontade de fazer, o que me impossibilita, vontade de correr atrás, sabendo que o segundo passo vem depois do primeiro” - Mayara Toscano de Araújo, 17 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Um dos meus planejamentos de vida é passar no IFRN... Pois quando eu quero uma coisa eu tento, enfrento obstáculos, mas não desisto nunca” - Fabrícia Maria de Medeiros Silva, 16 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Minha experiência foi quando me crismei... Senti vontade de conhecer Jesus, sua vida, seus sofrimentos entre outros... Senti em mim uma grande tranquilidade” - Dayla Flávia Vieira Silva, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Minha mãe sempre teve aquele pensamento de que faria tudo para sustentar suas filhas e nunca desistiu, ela viu que se acreditasse que nunca iria desampará-las ela iria conseguir...” - Rafaela Kalianny Araújo Silva, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Por que eu ou o ser humano existem? Eu sou gêmea. A minha irmã, claro, é a minha cara, mas por quê? Como duas pessoas podem ser tão idênticas? Por que existe a morte? Sabemos de quase tudo, mas a morte não é uma dúvida, é um mistério que não tem como sabermos a resposta” - Laysla Giulyanne, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Tudo começou com a Filosofia quando eu comecei perguntando aos meus pais de onde se deu a origem do meu nome e comecei a perguntar quem sou eu? O que eu faço? Qual é o meu propósito?” - Walber Martins de Araújo, 16 anos, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Minha experiência de vida que tem mais a ver com a Filosofia foi a partir do momento que comecei a me envolver com a música. Me deu uma vontade de mudar minha pessoa, minha postura. Sem música, pra mim, a vida seria sem graça, sem expressão, porque a música é o jeito mais claro que eu achei pra expressar meus sentimentos” - João Gregório C. Júnior, 17 anos, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Uma experiência da minha vida foi que eu errei, consertei e hoje estou aqui vivendo numa vida maravilhosa, cheia de amor, felicidade e tudo o mais, não tenho do que reclamar” - Ariana Manoela da Silva, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Já estou estudando para o vestibular, pois se eu tenho esse objetivo na vida eu sei que vou ter que estudar muito, pois nada cai do céu e eu não vou ficar esperando, deixar o tempo passar por mim e não fazer nada, vou em busca dos meus sonhos” - Amanda Letícia, 15 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Não fazia ideia como era uma cidade grande como Natal. Mas fiquei muito feliz em saber que iria morar com minha mãe, afinal iria fazer doze anos que eu não a via. No começo foi um pouco estranho, afinal eu não conhecia ninguém lá, nem na rua que iríamos morar, e muito menos na escola que eu ia estudar... Deu tudo certo, as meninas são bem hospitaleiras e me trataram muito bem, até mostraram a escola, os professores e todo o resto, eu estava maravilhada...” - Maria da Conceição, 16 anos, aluna do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Comecei a entender que estudar e trabalhar é o único objetivo do homem, então eu comecei a trabalhar e aprendi muita coisa, aprendi a ter responsabilidade. Filosofia, pra mim, é uma coisa que mostra a realidade. É meio complicado, mas quem estudar Filosofia vai ver muita realidade” - Leodécio de Brito Farias, 17 anos, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Minha experiência de vida foi ter feito a crisma pra conhecer a vida de Jesus. Essa experiência serviu para conhecer o que Jesus passou para nos salvar” - Josieli Silva Alves, 16 anos, aluna do 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

Minha expectativa de vida é estudar para conseguir ser alguém na vida que é conseguir trabalho no futuro. Aprender a viver a vida aprendendo sempre” - José Eliedson, 17 anos, aluno do 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

Fui descobrindo respostas para minhas perguntas, e além disso, eu questionei mais ainda, questionei minha existência, questionei meu ser, questionei meu passado, meu presente e meu futuro e descobri que quanto mais eu me aproximava de Deus eu esclarecia minha vida, quanto mais eu me aproximava de Deus eu me sentia bem, me sentia sereno, livre e percebi que para toda pergunta, de uma maneira ou de outra, existia uma resposta” - Luiz Eduardo Oliveira do Nascimento, 14 anos, 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

O primeiro passo que eu vou dar é me escrever no exército brasileiro, pois lá a gente aprende a ser homem, a respeitar e ser respeitado, etc...” - João Paulo Francelino, 17 anos, aluno do 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

O amor também é Filosofia. No meu ponto de vista, o amor se alegra com o perdão e suporta todas as coisas. O amor tem em primeiro lugar as qualidades do sentimento maravilhoso que é a amizade. Amar é ceder” - Emerson Tiago da Silva Vitor, 18 anos, aluno do 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

Uma coisa que sempre me chamou muita atenção foi a amizade. Eu sempre tive meus amigos comigo. Sempre que eu quero conversar, eles estão ali para me ouvir. Talvez, eu goste tanto da amizade porque a Filosofia da verdadeira amizade é muito interessante...” - José Roberto Neto, 17 anos, aluno do 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

Movida por questões, entrei no grupo 'Shalom' da igreja católica. Será que eles realmente fazem o que dizem? No grupo me dei conta que era diferente do que eu pensava. As pessoas não eram como eu pensava. E o mais importante é que eu me aproximei mais de Deus” - Augleynne Kaynnara, 16 anos, aluna do 2º Ano do Ens. Médio da EETA.

Uma das experiências que eu já tive que tem mais a ver com Filosofia foi quando eu resolvi me inscrever nos Escoteiros. Lá, a gente aprende a ser mais educado: faz mutirão para combater a dengue, a sobreviver no mato, a se importar mais com o lixo, a preservar a natureza, etc...” - Sillas Rauan de M. Araújo, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Qual o sentido da vida? Cada um tem o nosso papel no mundo. Já pensou um mundo que todas as pessoas são iguais? Não teríamos aquela vontade de curtir a vida já que era tudo igual” - Gerd Lima, aluno do 2º Ano 02 do Ens. Médio da EETA.

Matéria do Prof. Jackislandy Meira de Medeiros Silva
Licenciado em Filosofia, Bacharelado em Teologia e Especialista em Metafísica.

Um comentário:

Anônimo disse...

olhando as experiencias desses alunos eu entendo como é importante o valor da filosofia.

Atividade no Facebook

Mais vistas: